quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sobre o tempo...

  Trilha sonora, você tem uma? Música específica que, vez ou outra, toca na sua mente, em alguma situação própria? Eu tenho várias, amo música, ouço o dia inteiro e mesmo quando não há possibilidade de ouvir rádio, som, MP3...alguma coisa toca na minha cabeça. E algumas músicas "tocam" em situações muito específicas, explico como:

  Em um domingo desses, voltando de uma prova, caminhava tranquilamente pela rua, quando passo por três rapazes, todos da mesma altura e fisicamente bem parecidos. Um dos três se diferenciava, pelo grisalho dos cabelos, se não fossem os fios brancos eu poderia jurar que estavam na mesma faixa etária. Os rostos, logo percebi, me eram familiares. Mas "familiar" de onde? Quem eram os três rapazes? Entre a análise facial, a suposição da idade, a verificação das diferenças estéticas entre eles e, finalmente, a pergunta que me fiz, tudo não durou mais do que alguns segundos (tempo de vê-los, já perto. E passar por eles.). Não demorei recordar de onde conhecia aqueles rostos, um deles era exatamente igual a um adolescente que morava no mesmo bairro que eu, e por quem alimentava certa paixão, quando eu ainda era criança. 

  Mais alguns passos, mais alguns segundos e concluí: o adolescente bonito do meu bairro, era o "senhor" grisalho, e os rapazes que o acompanhavam eram seus dois filhos, um deles exatamente a cara do pai, quando mais jovem. 
   Por vezes, a gente não vê mesmo a tal "passagem" do tempo. Só sentimos seu "impacto", na maioria das vezes, quando somos surpreendidos com as marcas dele, no outro. Se os outros, agora "são outros", adultos, maduros, envelhecidos; a gente também deve ter sofrido alguma modificação...e, então eu continuei o caminho, agora ouvindo: "E gira em volta de mim, sussurra que apaga os caminhos, que amores terminam no escuro, sozinhos.(...) E o tempo se rói, com inveja de mim, me vigia querendo aprender, como eu morro de amor, pra tentar reviver...". Era "Resposta ao tempo" com a Nana Caymmi, que tocava na minha cabeça agora. Trilha bastante apropriada, eu acho.




Nenhum comentário: