terça-feira, 14 de setembro de 2021

Com os amores que mandam flores e com os que não sabem poesia

  Ter cuidado com o tinto do vinho sobre a toalha da mesa e também com a quantidade de álcool para uma segunda-feira. Cuidar bem da última taça herdada de um conjunto, porque um dia sentirá saudade de qualquer coisa que era sua antes mesmo de estar aqui.
   Cuidado com o que fala, quando termina o vinho e com aquilo que cala, antes da sede. Cuidar de quem a ouve e de quem sabe respeitar os seus silêncios. Cuidar de si com ou sem o vinho, beber mais histórias na taça e guardar o último gole para ser dividido. 
 Cuidado com os nomes que chama e com os que acredita que riscou da memória, às vezes o vinho os traz de volta e o choro pode ser inevitável. Cuidado para não secar demais as lágrimas ou deixar que elas inundem a sua aridez redentora. Bebe.
 
   Cuidar das tartarugas marinhas e das pessoas que precisam e pedem e das que não pedem. Cuidar dos oceanos e dos interiores; do que viaja para outros mundos e do que adentra, torna-se mais em si.
  Cuidar do próprio lixo e cuidado com as sobras que querem despejar em você, às vezes não faz mal, noutras faz muito.
 Cuidado com o trânsito diário e com aquele que se recusa sempre a mudar. Cuidar dos passos, mas não negar os desvios. Cuidado com a confiança demasiada no aplicativo que orienta rotas, cuidado para não se esquecer de contemplar o cruzeiro do sul. Cuidar para se perder e cuidado para saber voltar. Corre.
 
  Cuidar do jardim e declarar a espera pelas borboletas; cuidado com as Saúvas e as Cochonilhas em outubro. Ter o cuidado de segredar um desejo ao segurar uma joaninha e nunca soltá-la abruptamente para vê-la buscá-lo mais rápido; cuidar para olhar sempre de novo. 
  Cuidado com a obstinação de um cão faminto e bravo; cuidar de um cão desconhecido e sedento. 
  Cuidado para não persistir nos sonhos que acabam e precisam ser sepultados. Cuidar para que a insônia não afaste o sonho ou que o sono em excesso sufoque todos os domingos. Cuidar da maciez da cama e também de abrir as cortinas. Acorda.

  Cuidado com as labaredas comedidas que se alastram em campo seco, de repente, incêndio. Cuidado para não apagar a fogueira necessária, por medo da chama. Cento e noventa e três, se o fogo for numa cozinha do apartamento de um quarto, sala e banheiro; não usar o elevador.
  Cuidar dos aparelhos domésticos e do medo dos cães, enquanto caem os raios de uma tempestade. Cuidado com a descarga elétrica, com a pneumonia, com o bueiro entupido. Fechar as janelas e deixar as cortinas abertas, enquanto dorme e a chuva passa; melhor não ver TV nunca ou sempre que puder não ver. Olha.
 
  Cuidado com os amores que mentem, se contradizem e iludem e, também, com os que só dizem a verdade. Cuidado com os amores desvairados e também com a lucidez muito acurada, que não combina com a inexatidão dos sentimentos. Cuide da sua própria loucura para não invadir a do outro, cada um carregando a sua desequilibra menos o barco.
  Cuidado com os amores difíceis e cuide bem dos simples, porque tudo precisa de atenção; repara sempre. Ter cuidado com amores que se fartam com facilidade e dos que estão sempre com apetite. Cuidar dos amores fugazes porque ajudam na travessia; cuidar dos permanentes porque iluminam a história. Ter cuidado para não cercar um amor livre, cuidar para não esquecer a porta fechada quando o amor fraco de memória sair para passear. Cuidado com os amores; com aqueles que mandam flores e com os que não sabem poesia. Nenhum é seguro. Sente.
 
  Cuidado com o homem do saco, na infância; com a loira do banheiro, na adolescência e com o verde da grama vizinha, quando adulta. Cuidado com o excesso de maquiagem e com a apatia da ausência de cor; cuide de quem faz o sorriso ser fácil e aprende o lume dos olhos.
   Cuidado para não exigir de uma criança tudo aquilo que exigiram quando você era pequena e que ainda tem medo de não ser capaz de corresponder. Cuidado para criança exigida não chorar sozinha ainda, avisa que não precisa dar conta mais. Lembra.

 Ter cuidado para o teto não desmoronar, mas se a casa cair; tentar não soterrar a cabeça. Limpar o terreno e subir outra construção parece impossível, mas é assim que fazem todos os dias os pedreiros pelo mundo. Concreto, tijolos, linha de nível, eu vi. 
  Cuidado para não ser obediente demais e cuidar para o grito não ser mais importante que a causa. Tudo é perigoso, do meio-dia às doze da noite. Cuida, mas solta.



Um comentário:

Unknown disse...

Largar tudo e ir agora.