quarta-feira, 4 de julho de 2012

Todo inverno tem um pouco de "veranico"

  No jornal da manhã a "moça do tempo" anuncia: - Hoje a maior parte do país passará pelo seu veranico. 
Coisa linda este fenômeno climático. A primeira vez que ouvi essa palavra  tão sonora "ve-ra-ni-co", foi de uma tia-avó, achei que a palavra era inventada, por ela. Adorei-a, repeti por um mês nas mais variadas frases e situações, até nas que não cabia, principalmente nas que não cabia, coisa de criança. Pareceu-me um jeito informal, pessoal e, até, carinhoso de chamar o verão.
  Mais tarde, descobri que a minha tia-avó não inventara a palavra e que veranico, não era um "verãozinho sofisticado", era só um fenômeno climático, típico do inverno brasileiro, que se caracteriza pela estiagem e uma elevação da temperatura, com duração mínima de quatro dias. Péssimo para a agricultura, mas ótimo para as almas gélidas, depois de um período longo de inverno.

  Embora eu sempre diga que o inverno é a minha estação favorita, acho muito bom quando faz um calorzinho inesperado, durante o período gelado. Depois de dias de frio, casacos amotoados milimetricamente sobre o corpo, cama quentinha abandonada duramente, luta travada com o chuveiro, dias escuros e noites prematuras; de repente o calor. Amanhece o dia com um nascer do sol "de verdade", brilhante, caloroso, amarelo; roupas mais leves, vento mais amigável, noites de clima mais ameno, o inverno não foi embora, mas deu lugar para um veranico. E, não é um consolo pensar que no meio do cinza, do frio, do ar gelado pode, de repente, acontecer uma "amostra" de verão?

  O veranico é o inesperado, o consolo, o que aquece a alma, quando tudo parece ser só frio. É a vida falando pra gente que nenhum inverno é eterno e que há sempre um verão lá na frente. É o prenúncio dos dias quentes e ensolarados. É o intervalo otimista dos dias tristes. O veranico é a possibilidade da mudança, ainda que passageira, do nosso cotidiano gris.

  Já te contei que eu somente vivo para o inesperado? Já te falei que todos os dias eu acordo esperando ser surpreendida, mesmo que seja por um único segundo? Já? Se não, confidencio aqui: eu aguardo pacientemente pelo inesperado e se ele não vem, eu durmo, sonho, acordo e já vou logo tomar meu banho, porque eu sempre me preparo para alguma coisa que eu não sei o quê, mas que certamente virá, sempre vem. Todo mundo merece um veranico no seu inverno, não merece? Que venha quentinho, brilhante e surpreendente...

  A moça do tempo anunciou o veranico e eu saí de casa otimista, sem agasalho algum. Nem o friozinho do final da tarde me perturbou...foi a esperança do inesperado que me aqueceu. Nenhum inverno é capaz de nos fazer esquecer que os dias ensolarados sempre vêm...


Um comentário:

Carla Machado disse...

Adoro a expressão "agradável tarde primaveril"... lembra romances antigos. Enfim, elas adoram o tempo quando o tempo surpeende!